Dor no Cóccix
- João Ricardo
- 4 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Quais as causas de dor no cóccix?

O cóccix é formado por 3 a 5 vértebras agrupadas na porção final da coluna vertebral, como uma peça única. Desse modo, a dor no cóccix, também chamada de coccidínia, se refere ao quadro doloroso de tal região. É um problema cada vez mais comum em razão do tempo prolongado que passamos sentados na vida moderna. Suas principais causas são:
Instabilidade do cóccix: quando há sobrecarga de pressão no cóccix por longos períodos, as vértebras coccígeas perdem sua unidade e conformação habitual, gerando quadros de inflamação crônica. O principal exemplo deste caso, são os pacientes que permanecem assentados por longos períodos em posições inadequadas.
Fraturas ou Subluxações do cóccix: o cóccix pode ser fraturado ou deslocado, principalmente após quedas sobre o mesmo.
Os casos de esporão coccígeo, artrite coccígea, infecções ou mesmo tumores são a minoria dos casos.

Qual o tratamento da coccidínia?
O principal tratamento nos casos de dor no cóccix é o ajuste quiroprático desse segmento através de um instrumento específico, o ajuste é realizado de maneira totalmente indolor, rápido e sem a necessidade de se despir. Outro fator importante é a mudança comportamental. Desse modo, é imprescindível que os pacientes se sentem da maneira adequada e que evitem permanecer longos períodos nesta posição. Além disso, a utilização de almofadas ortopédicas retira o excesso de pressão sobre o cóccix e são importantes opções terapêuticas no caso de dores muito crônicas.



Comentários