Lombalgia
- João Ricardo
- 28 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
O que é a dor lombar ou lombalgia?
A lombalgia é o termo técnico para dor lombar. Desse modo, a lombalgia se refere aos quadros dolorosos da região abaixo da última costela e acima da bacia. Além disso, é uma das principais causas de atendimentos médicos e também umas principais causas de incapacitação laboral e para atividades do dia a dia.
Na sua maior parte as lombalgias são de origem idiopática e multifatorial, ou seja, não tem uma causa definida e são influenciadas por diversos fatores como sedentarismo, distúrbios do sono, tabagismo, estresse, entre outros.

Como é o tratamento da dor lombar?
Cerca de 80% das dores lombares melhoram com o tempo. Entretanto, isso pode demorar até 12 semanas e dependendo do caso, pode acarretar faltas desnecessárias no trabalho e prejuízos na vida social.
O tratamento com Fisioterapia Especializada é eficaz em 97% dos casos com resultados muito mais rápidos variando de 4 a 6 semanas.
Quando devo me preocupar com a dor lombar?
Apesar da maioria dos casos melhorarem com um tratamento básico, existem determinadas condições em que é importante uma avaliação especializada. Assim, caso a dor lombar seja acompanhada de febre, perda de peso, dor com irradiação para a perna (ciática), alterações de sensibilidade ou mesmo quando não melhore com os tratamentos tradicionais, devemos investigar sua causa.
Como prevenir a dor lombar?
A melhor forma de evitar a dor lombar é manter a coluna bem equilibrada, mantendo hábitos saudáveis como atividade física regular, sono e alimentação equilibrados e visitando um fisioterapeuta regularmente.
Fonte: Mayo Clinic (https://www.mayoclinic.org) AO SPINE (https://aospine.aofoundation.org)
Comentarios